O PROJETO CRIANÇA FELIZ
O Projeto Criança Feliz oferece em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, oficinas educativas complementares, para atuar como suporte pedagógico. O atendimento é destinado aos alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental I da rede Municipal.
A entidade atende no contra turno do ensino regular, crianças e adolescente, com a faixa etária de 6 anos à 14 anos, de ambos os sexos, de regiões periféricas carentes, com prioridade para as famílias de baixa renda que estejam em situações social e econômica instável ou precária, provenientes de bairros próximos ou não à sede da entidade, tendo em vista sua localização central em São José do Rio Preto.
O Projeto Criança Feliz ainda tem como objetivo incentivar o desenvolvimento global do educando, a promoção do mesmo como cidadão, critico , participando e tornando-se capacitado para o autoconhecimento, ampliando seu repertório cultural, artístico, esportivo, estimulando a (re) inserção social, tornando seu território um espaço de reconquista dos direitos sociais, contribuindo no processo educacional dos atendidos.
NOSSOS MONITORES
OFICINA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
PEDAGOGA JACQUELINE MARIANO SILVA AZEVEDO
OFICINA CONSCIENCIA ECOLOGICA
PEDAGOGA KATIA MANTOVANI
OFICINA JOGOS DE RACIOCINIO/ MATEMATICOS
PEDAGOGA ALESSANDRA DE OLIVEIRA FERREIRA
OFICINA CULTURA DA PAZ E ARTES
MONITORA LILIANE ANDREA DE CARVALHO
OFICINA INICIAÇÃO ESPORTIVA
MONITORA MARIANA VITORIA SIRIANI CANTOLINI
NOSSAS OFICINAS
Objetivos: Propiciar vivências na apropriação de conceitos nas diferentes áreas do conhecimento, favorecendo a construção da autonomia dos alunos para a busca de novas informações; possibilitar aos alunos o desenvolvimento das habilidades para saber, consultar, analisar e se posicionar criticamente sobre o objeto de estudo ou pesquisa.
Objetivos: Estimular as destrezas psicomotoras; Desenvolver a criatividade e a imaginação; Melhorar a concentração; Fomentar a perseverança e a determinação; Favorecer as relações pessoais quando realizadas em grupo; Ajudar a desenvolver habilidade de resolução de problemas; incentivar a elaboração e a seguir um plano de trabalho de forma logica e sistêmica; Observar, analisar, descrever e interpretar para produção de arte; Permitir a expressão comunicativa por meios não verbais; Desenvolver a criatividade;
Objetivos: Revisão de hábitos e atitudes adotando comportamentos que promovam melhoria na qualidade de vida; adoção de comportamentos que contribuam para diminuir a degradação ambiental; busca de soluções individuais ou coletivas para reduzir a pressão sobre os recursos ambientais; aquisição de conhecimentos em uma diversidade de experiências que permitam a compreensão do meio ambiente e dos problemas a ele relacionados; desenvolvimento de habilidades necessárias para identificar, propor soluções e agir positivamente frente aos problemas ambientais.
Objetivos: Desenvolver a perspectiva do desenvolvimento de atitudes dos alunos em relação aos conhecimentos matemáticos; estimular a capacidade de investigação e perseverança na busca de resultados, valorizando o uso de estratégias de verificação e controle de resultados; trabalhar a predisposição para alterar a estratégia prevista para resolver uma situação-problema quando o resultado não for satisfatório; desenvolver estratégias para o reconhecimento de que pode haver diversas formas de resolução para uma mesma situação-problema e empreendimento de esforços para conhecê-las;
Participar das atividades motoras variadas, estabelecendo relações equilibradas e construtivas; potencializar sua estrutura motora para a aquisição de habilidades motoras e o desenvolvimento de capacidades físicas e neuromotoras; agir conscientemente na relação dialética existente entre o movimento humano e o meio ambiente causa e efeito; utilizar o movimento humano para a interação com outras pessoas e comunicação socia; ampliar o repertorio motor; criar habito da pratica da atividades física regular na vida cotidiana; reconhecer as possibilidades de ação motora com qualidade nas situações de lazer, trabalho e outras atividades cotidianas; reverter o quadro de sedentarismo e das doenças dele decorrentes ao longo da vida.